Temos que falar de gerações!

As gerações sofrem um problema de comunicação e empatia gigantesco.

Se ambos os lados pararem para entender mais sobre gerações, ancestralidade, religiões, gêneros, poder aquisitivo, raças e cores. Com certeza teríamos muitos problemas mundiais, sanados.

E neste artigo, você vai conhecer as principais características da Geração Z e como eles podem nos ensinar sobre digitalização.

Mas antes, quero deixar 2 recados importantes.

  1. Dependendo da criação e lugar que você viveu, as pessoas podem fazer parte de gerações antigas, ou gerações a frente. Por exemplo os gênios, de QI elevado, superdotados, vivem em uma visão futurista onde tem acesso a gerações muito mais novas.
  2. Exercício deste conteúdo, liste pessoas do seu convívio conforme a geração dela e analise os fatos. Assim você vai ter uma aprendizagem melhor. Blz?
Conheça as gerações neste artigo
Conheça as gerações neste artigo!

O que é uma geração?

Gerações É um grupo de pessoas nascidas em um período de 15 anos de diferença de idade.

As pessoas da mesma geração compartilham idade, experiências e uma visão de mundo em comum.

Para você ter de referência visual, estou compartilhando essa imagem no meu insta, você pode salvar no próprio app, ou na sua galeria de fotos. 

Inscreva-se no canal!
Inscreva-se no Canal

Baby Boomers

Os Baby Boomers, nascido depois da segunda guerra mundial, em torno de 1944. Essa geração queria ter um emprego fixo, normalmente em grandes organizações, industriais ou cargos governamentais, onde a época e as regras eram bem rígidas.

No espaço de trabalho do escritório as responsabilidades eram

individuais e bem específicas, tinha hora para começar e para terminar. E o único que gritava mais alto eram as sirenes, que ainda são utilizadas em escolas, carro dos militares e indústrias. Ditando o início e o fim de cada atividade.

A estabilidade era o sinônimo do verdadeiro sucesso. Pois era o pontapé inicial para o casamento, a compra da casa dos sonhos e quem sabe no final se tudo der certo… Viria a tão sonhada aposentadoria!

A escolha da profissão na época, significava que você seria aquilo a vida inteira. Escolheu, estudou 4 anos e segue a vida. (sabe de nada inocente)…

Geração x

A geração x são os nascidos entre 1970 e 1985 mais ou menos, eles eram ou são super competitivos e fariam todo o possível para conseguir sucesso cedo pois o seu sonho era se tornar ricos ainda jovens.

É uma geração bem mais individualista e preocupada com a aparência.  Seus cartões de visita ajudavam a fechar grandes negócios e com isso expandia o seu networking.

Os vencedores eram aqueles que conseguiam chegar ao topo no mais rápido possível e assim aproveitar e imediatamente os prazeres das suas conquistas.

Essa geração adorava grandes astros, acessórios de luxo, carros e viagens. 

A publicidade e o marketing cresceram nesta época. Grandes metodologias de marketing digital de hoje, surgiram neste período e vem sendo avaliado e reformulado até hoje. Gerando ótimos resultados.

Por exemplo a Fórmula de Lançamento, que conhecemos aqui no Brasil, ela foi criada pelo Jeff Walker e chama-se Product Launch Formula. Há alguns meses ele publicou na Amazon um livro chamado Launch.

E sem contar que esta foi a geração mundial da informação, os grandes jornais e canais de televisão começaram disseminar informações e entretenimento.  

Estado de flow Livro, clique no link. Compre por este link de afiliado e ajude o canal.
Estado de flow, clique no link. Compre por este link de afiliado e ajude o canal <3

Geração y ou millenium

A Geração y ou millenium que é a minha geração, na qual tenho mais entendimento, nasceram entre os anos 85 e 95.
Esta imagem é do Consumidor Moderno

A Geração y ou millenium que é a minha geração, na qual tenho mais entendimento, nasceram entre os anos 85 e 95.

Aqui entra os pioneiros da internet, eles inventaram formas de comunicação por mensagem via internet. Grandes portais de relacionamento e negócios como Orkut, Portais de Notícias, Facebook, YouTube e começaram a comprar através dos seus smartphones, passaram da tv a cabo para o Netflix, do cozinhar para um pedido no ifood…

Quer se divertir acompanhado durante a jornada mais do que chegar lá no final do caminho sozinho. 

E aqui demos um salto na era mundial da ciência e tecnologia, com o acesso a internet abundante, o mundo ficou conectável. O omnichannel  surgiu e toda a era da informação fez parte da internet. Sendo possível aprender qualquer coisa, na velocidade que puder.

Isso gerou dados exponenciais na internet, tornando o ambiente científico e tecnológico onipresente e pronto para a era pós digital (porém o brasil está bem atrasado).

Para mim, que sou dessa geração.

O sucesso é sinônimo de prazer.

Sair debaixo, bairro de periferia de SP com TDAH (Déficit de atenção e hiperatividade), sem entendimento e preocupação da família, com uma liberdade incondicional (podia fazer e ser o que eu quisesse desde que conquistasse), consegui ser multitarefa, autodidata, multicanal, persuasivo, comunicativo, emotivo, workaholic e família. E eu não teria conquistado tudo que conquistei se eu não tivesse o meu jeito louco de ser, mas com uma verdade absoluta, com princípios e valores definidos. E não teria nada mais prazeroso que isso, não acha?

COMENTA AI O QUE É SUCESSO PARA VOCÊ, DA SUA GERAÇÃO.

Geração z

A Geração z são aquelas pessoas nascidas entre 1996 e 2001 que é a galera que está se formando ou entrando na faculdade.
Esta imagem é do Consumidor Moderno

A Geração z são aquelas pessoas nascidas entre 1996 e 2001 que é a galera que está se formando ou entrando na faculdade.

Agora em 2020 eles são em torno de 32% da população, com toda informação e conexão do passado. 

São uma atualização dos milênios, nasceram em um contexto muito diferente, cresceram assistindo o auge da crise de 2008, são bem mais pé no chão do que a galera da minha geração y.

96% da gen-z não conhecem a vida sem internet, tem um smartphone no bolso e a tecnologia pra eles é uma ferramenta e não é uma obsessão.

Inclusive são muito conscientes em relação à tecnologia, resistindo a esse impulso de compra da geração x. 

Em termos de compra, estão sempre procurando no google as opções mais baratas, e que inclusive acham que aquela compulsão por comprar é meio nada haver! Preferem experiências 😉

Eles são muito mais pragmáticos e conscientes, pagam apenas pelo que estão usando, querem saber no que estão gastando e o que inclui de benefícios. 

Analisam cada detalhe antes de comprar

  • Avaliações 
  • Produtos e serviços
  • É vegano? Pet Friendly?
  • Inclusivo? Multiracial? 

Os adolescentes estudantes cresceram ouvindo histórias de meninos e meninas que acabaram vivendo na casa dos pais até tipo 30 anos e depois da faculdade ficaram assim, sentados numa montanha de dívidas.

Então eles tendem a ser muito mais cautelosos em relação ao dinheiro uma recente pesquisa com 400 membros da geração foi de 15 a 19 anos detectou que eles já estão economizando muito mais cedo que as gerações anteriores.

Essa é uma geração muito independente mas é faca nos dentes quando se trata de lutar pelo seu trabalho, mas embora eles vejam o ambiente de trabalho como um campo de batalha, eles são mais inclusivos, mais tolerantes às diferenças. Que inclusive, são bem melhores do que as gerações anteriores!

São ansiosos, tudo está na mão em poucos cliques e se colocar esses jovens dentro de caixas, vai dar problema!

Não ligam para o que você faz, pra quem você ama, ou como você se veste.

Só querem ter sua própria identidade, ser respeitado e ter os mesmos direitos.

A geração z prefere pessoas do que marcas, transparência e autenticidade são ideais valorizados. E as marcas que estão prontas para se comunicar com esses consumidores de alguma forma tem que estar abertas, ter uma comunicação não filtrada, como um diálogo mais de pessoa para pessoa, saca?

Diferenças entre a geração y e a geração z milênios

A geração y conseguem dividir a sua atenção entre duas telas enquanto a geração z consegue dividir a atenção entre mais de cinco telas ao mesmo tempo.

Milênios se comunicam através de texto, a geração z se comunica através de imagens, milênios são muito otimistas enquanto a geração z é bem mais pé no chão.

A geração y são orientados em grupos, enquanto a geração z são trabalhadores globais, pensam no coletivo, muito mais conscientes embora sejam pés no chão, 80% deles permanece otimista sobre o futuro.

Abaixo algumas sugestões de livros 😉

Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho.
https://amzn.to/3cYnSOT

Sapiens – Uma Breve História da Humanidade
https://amzn.to/2Zvm244

Os segredos da mente milionária
https://amzn.to/2ZwMWsv

O poder do hábito
https://amzn.to/3gjCJph

Mindset: A nova psicologia do sucesso
https://amzn.to/3glGrie

A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se: Uma estratégia inusitada para uma vida melhor
https://amzn.to/2ZyirSS

O poder do subconsciente
https://amzn.to/3grFbtU

Seja foda!
https://amzn.to/3bZxZBN

O poder da ação
https://amzn.to/2Xsm1vd

As armas da persuasão
https://amzn.to/3bVIKVK

Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir
https://amzn.to/36sJ2lz